Casos e fatos

O que nos leva a fazer compras?

O que nos leva a fazer compras?

Em abril/maio 2014 foi realizada uma pesquisa, no qual participaram 42 homens e 68 mulheres (um total de 110 pessoas). A idade dos entrevistados estava na faixa dos 20 a 25 anos e a renda pode ser definida como m?dia, m?dia alta.

Durante a pesquisa se constatou que 31% dos entrevistados n?o sabia ou n?o entendia de marketing sensorial, mas notou se que muitas vezes compram produtos de forma espont?nea (65%). Alguns entrevistados (6%) admitiram fazer essas compras com frequ?ncia, outros j? contestaram informando que fazem compras deliberadamente (29%).

Junto dessas informa??es, 29% disseram que sentem o impacto do marketing arom?tico e marketing auditivo em centros comerciais.

O diretor de marketing na Market Music Konstantin Elenev, fez as seguintes observa??es: "Os resultados da pesquisa mostram que o n?vel de conhecimento sobre o impacto que o marketing tem sobre as compras ? baixa, apenas 29%. Tendo em conta que participaram da pesquisa, jovens “conectados”, se observamos os dados sobre a popula??o do pa?s como um todo ser? significativamente menor o n?vel de conhecimento como um todo - disse o especialista. - Os vendedores experientes hoje est?o usando ativamente essa situa??o: aplicando os m?todos de marketing arom?tico e auditivo, n?o s? para criar condi??es confort?veis, ter controle sobre o atendimento, o tempo que o cliente fica na loja e o encorajando a adquirir os produtos da loja! Isso explica a elevada porcentagem de clientes que fazem compras espont?neas.”

Os entrevistados tamb?m comentaram a necessidade da qualidade de servi?o (30% em lojas de vestu?rio e cal?ado e de 28% nos supermercados), design de interiores (26%), perceberam o marketing arom?tico e auditivo (19% e 15% - nas de moda-lojas , 6% e 26%, - em supermercados). As exig?ncias do clientes s?o bem logicas, quando n?o se tem apressar para escolher um produto, um dos pr?-requisitos ? um ambiente confort?vel. Uma musica de melodia leve, aromas agrad?veis propicia ao cliente uma compra mais duradoura e variada. Os especialista do Market Music informam que as lojas e supermercados devem se preocupar n?o somente com o frescor do ar mas tamb?m com os diferentes tipos de aromas.

Os entrevistados na pesquisa raramente ficaram indiferentes a musica ambiente que estava tocando em determinadas lojas (apenas 8%). 44% gostam de musicas positivas, um quarto dos entrevistados preferem comprar em lojas que tem musicas r?tmicas e r?pidas.

Market Music informa que todas as grandes redes de varejo internacionais est?o usando o marketing sensorial: seja em espa?os compartilhados ou individuais, isso ? devido ao fato de que absolutamente todos os entrevistados disseram que a atmosfera gerada pelo marketing sensorial fideliza os clientes, 52% disseram que eles prestam aten??o nas sensa??es quando estavam no ambiente e a partir dai decidem se voltam a visitar esse estabelecimento.

Informa??es sobre a empresa

A empresa Market Music ? l?der de mercado a comercializa??o de ?udio sensorial. Tem desenvolvido e atuando com sucesso na Russia, Comunidade dos Estados Independentes, pa?ses do b?ltico. Maket Music come?ou suas opera??es em Moscou no inicio de 2012. Seu criador Kiril Kirin – jovem empreendedor, ambicioso, profissional na ind?stria musical, (um dos tr?s melhores DJs Belarus: 3? lugar melhor DJ.BY 2009 Award).

Market Music ? a ?nica empresa que oferece servi?os profissionais de marketing sensorial. Trabalhando com todos os tipos de varejistas, caf?s, restaurantes, hot?is, bancos, cinemas e centros de lazer. Hoje a Market Music possui uma equipe de 30 especialistas qualificados na ?rea do marketing e mais de 150 clientes na Russia e na Comunidade dos Estados Independentes. Logo apos sua abertura, a empresa abriu escrit?rios em S?o Petersburgo e Minsk.