Casos e fatos

O que precisa o comprador: interpreta??o do resultado da enquete

O que precisa o comprador: interpreta??o do resultado da enquete

?s vezes n?o h? nada de errado: os produtos comprados espontaneamente muitas vezes se tornam amados e trazer muitos benef?cios. Acontece tamb?m que tendemos a reclamar por compras impulsivas.

Queremos ficar presos no momento da compra, onde nos cercam cores, fragr?ncias e musicas agrad?veis. A loja vira para nossas almas caso o cliente consiga se conectar com a atmosfera especial oferecida. Essas sensa??es est?o ligadas ao marketing sensorial. A Market Music ? especialista em na ?rea de Marketing sensorial. Regularmente realizamos pesquisas para conhecer melhor os clientes para assim entender o que o consumidor busca.

Em abril/maio de 2014 a Market Music realizou pesquisa com uma media de 110 consumidores na faixa et?ria de 20-25 anos de idade, das classes media e classe media alta. O objetivo da pesquisa foi conhecer e entender o consumidor na ?rea sensorial e rela??o deles com esse conceito, bem como determinar as prefer?ncias do p?blico.

Publico e Marketing Sensorial

Os resultados do estudo falam por si: a maioria dos entrevistados n?o tinham ouvido falar do marketing sensorial (31%); alguns sentem que est?o sob a influ?ncia dessas tecnologias (29%). 23% sabem da exist?ncia de tal termo, apenas 12% leram sobre isso e 5% trabalham diretamente com marketing sensorial. Isto significa que o p?blico esta pouco familiarizado com tal termo e m?todos que utilizam da sensibilidade para o comercio.

Compras frequentes e espont?neas

Vamos as compras. Mas quantas vezes? A pesquisa mostra que as pessoas visitam shoppings geralmente 1-5 vezes por m?s (2-1 vezes 31%, 3-5 29%). Isso n?o pode ser chamado de uma visita ao shopping regular, mas ? errado considerar a realidade de todos.

Ao mesmo tempo ao caminhar por shopping centers, os entrevistados fazem compras espont?neas? (admitiram que sim 65% e 6% sempre comprar desta forma). O que influencia o cliente a fazer compras n?o planejadas e sem escolher loja?

Conforto

No fator conforto nas lojas de bens dur?veis (vestu?rio e cal?ado), os entrevistados citaram a qualidade de servi?o (30%), loja de design e decora??o a vitrine (26%), m?sica de fundo e aroma n?o s?o importantes (19 e 15%), mas sem eles, a atmosfera imediatamente ? perdida.

A m?sica nos acompanha em todos os lugares. Precisamos explorar as prefer?ncias do publico para agradar seus gostos. Musicas positivas (44%), preferem musicas r?pida e r?tmicas (25%) - isso ? o que o comprador quer ouvir durante uma caminhada nos corredores de um shopping.

Sobre aromas, os clientes de lojas de roupas e sapatos preferem aromas frescos, por exemplo, aromas c?tricos (52%), cheiros r?sticos como couro e pelugem (26%), para interferir no humor entrariam os aromas doces (15%).

Nos mercados e lojas de produtos aliment?cios, os clientes prestam aten??o no servi?o (28%), aroma (26%) e design (26%). Alimentos frescos devem ter um aroma agrad?vel. N?o ? estranho que o aroma desempenhe uma grande fun??o na percep??o e na sa?da de produtos da loja.

De maneira geral, se o ambiente do comercio da um sabor diferente ao cliente, isso faz com que ele volte mais vezes ao estabelecimento: 52% dos entrevistados observaram que em uma atmosfera favor?vel faz com quem eles gastem mais dentro do estabelecimento.

Ao estabelecer uma conex?o entre o comerciante e o cliente, a equipe da Market Music ajuda a aumentar as vendas e tamb?m a criar uma atmosfera ?nica para os restaurantes, caf?s, supermercados entre outros. Nos sabemos o que o cliente quer por isso somos capazes de criar um ambiente agrad?vel e confort?vel para o seu negocio.