Casos e fatos

OMINI-Chanel e marketing sensorial – Amor e Odio.

OMINI-Chanel e marketing sensorial – Amor e Odio.

O constante crescimento das tecnologias de comunicação, influenciam no crescimento das exigências dos consumidores. Em quase todos os segmentos de varejo os consumidores querem:

  • Encontrar o produto, sua descrição e funcionalidade de forma rápida, isso em qualquer rede de varejo seja ela física, virtual ou em anúncios.
  • Obter um produto que atenda ou supere as expectativas - em um momento conveniente em uma localização conveniente, com o mínimo esforço ou ao sentir as emoções positivas do processo de aquisição;
  • Pagar por meio de - cartão, dinheiro,  moeda electrónica, bônus.
  • Obter serviço e informações sobre propostas novas e interessantes no pós-venda rapidamente.

Alguns autores preveem a morte dos formatos tradicionais de comercio off-line, que vão desdás vendas de rua a hipermercados, isso se referindo à crescente abertura que o comercio digital/virtual vem oferecendo aos consumidores.

Mais realista é a tendência no aumento da "digitalização" dos canais tradicionais de distribuição de vendas. Hoje as câmeras de vigilância podem coletar independentemente, estatísticas sobre a estadia dos clientes na loja e o número de produtos com os quais eles mantiveram contato. Hoje em dia estão sendo introduzidos os terminais interativos informativos, como self-checkout, programas de integração online, entre outros, um bom exemplo acontece na Rússia onde os clientes possuem um programa de fidelização online integrada como é o caso das empresas “digital.ru” e “Belyi Veter” que possuem seus bancos de dados interligados.

As ferramentas de integração de vendas online/offline vendo sendo conhecida por «OMNI-Channel-Communications".

Hoje “OMNI-Channel”  assim como qualquer termo da “moda” não passa uma ideia clara para seu entendimento. O conceito de Multi-Channel tem como conceito juntar diversos canais em um só, já OMNI se concentra em criar as condições ideais para a compra, utilizando todos os instrumentos disponíveis atualmente.

OMNI, geralmente é identificado como um termo de tecnologia modernas, TI, sistemas logísticos complexos e telecomunicações. ERP, CRM, SRM - são termos frequentemente utilizados no contexto da OMNI.

Na verdade, de fase imediata a OMNI-Channel é o estudo detalhado das comunicações de marketing integrado (CMI).