Tecnologia

Segredos do sucesso de vendas

Segredos do sucesso de vendas

Trabalhar com pessoas exige, se n?o profundamente, mas pelo menos o conhecimento geral no campo da psicologia da comunica??o empresarial. Caso o contrario o gerente de vendas pode encontrar dificuldades ao se comunicar com seus clientes, especialmente, criar o interesse do cliente pelo produto dificultando assim as vendas, e o aumento das vendas da empresa.

Sua cara

Um cliente regular de sua empresa est? constantemente interessado nas novas produ??es e produtos, mas sempre adquire um produto do mesmo tipo. Entretanto basta voc? desaponta-lo uma s? vez e “seu cara”, ir? direto para os seus concorrentes. Por isso n?o o rejeite: sempre informe sobre as novidades, ofertas, promo??es e mostre ao cliente que voc? se importa com ele e que ele ? muito especial.

Senhor esperto

Ele quer que a ultima palavra sempre seja a dele. Na maioria dos casos, ele quer usar os servi?os da sua empresa, mas para isso acontecer ? necess?rio ter descontos e condi??es de contrato favor?veis a ele. O que fazer com ele neste caso? De forma alguma o fa?o sentir que n?o tem raz?o ou que ele n?o tem o controle da situa??o. No entanto o contrato s? ? assinado ap?s, estar certificado que o mesmo n?o trar? preju?zos a sua empresa. Muito prov?vel que nesses casos o senhor esperto quer apenas aten??o e algum tipo de Bonus.

Senhora XXXX

Uma mulher de neg?cios que esteja envolvida na ?rea comercia de uma grande empresa, loja, restaurante. Ela aprecia o tempo e n?o esta disposta a grandes conversas e apresenta??es. Sua tarefa ? dar a ela aquilo que ela precisa: relat?rios, n?meros, estat?sticas. Deixar tudo pr?-organizado, manter a calma e confian?a, comunicar-se exclusivamente de forma profissional. Se voc? fizer tudo isso corretamente, a senhora XXXX ser? um grande ganho e uma parceira confi?vel.

Gafanhoto

O pesadelo de qualquer vendedor. Esquece e remarca reuni?es, desaparece, n?o liga. No entanto, ofender e cliente voc? n?o pode, at? porque existe muita coisa em jogo. Portanto, ? necess?rio ter ast?cia: atrav?s de conhecidos, amigos, parceiros busca saber mais sobre o “gafanhoto”, para que possa conhece-lo melhor assim concluir o negocio com sucesso.

Depressivo

Eternamente insatisfeito, sempre reclamando, sempre faz perguntas est?pidas, e pode entrar em contato somente por estar entediado. O depressivo te traz dinheiro, por isso ? necess?rio aceitar e continuar esse teatro. Ligue para ele por alguns minutos antes do almo?o ou no final do dia, para n?o gastar muito tempo na conversar. Ou?a com paci?ncia e aten??o, concorde com o ponto de vista dele. Ou encaminhe o cliente para um colega de trabalha que saiba lidar com o “depressivo”, caso voc? n?o seja mais capaz de lidar com a situa??o. No entanto se o cliente n?o traz lucros a empresa n?o persista neste jogo de gato e rato.

Formalista

Um homem com um sistema claro de valores e ideais sobre o que ? "bom" e o que ? "ruim". Ele est? disposto a gastar o dinheiro apenas para o que realmente ? preciso e corresponde ?s suas exig?ncias. Ao se comunicando com um formalista, registre todas suas observa??es e sugest?es, em seguida, leve todas elas em considera??o e durante o processo da presta??o de servi?o sempre o mantenha informado de tudo. Um “Formalista” satisfeito ? um parceiro de confian?a a longo prazo.

Carreirista

Ele quer conseguir promo??es no trabalho, por isso ? sempre ansioso para agradar seus superiores. No entanto, ele n?o faz quest?o de nenhum pre requisito. Para ele o principal ? que lhe seja dito como ele ? um ?timo especialista e que ele merece realmente a aten??o que pede. Porem ? sempre necess?rio estar em alerta para os carreiristas incorretos, que passam outra imagem da empresa para os superiores e certamente qualquer tipo de problema cai diretamente sobre voc?, por isso reavalie as a??es desse funcion?rio.

Espertinho

No sentido literal da palavra, ? a pessoa que se considera especialista em todos os assuntos, sempre se intromete dando conselhos, dicas e ideias uteis mas tamb?m com desnecess?rias. Se durante uma conversa com o gerente, ele n?o concorda com algo, o espertinho tende a interromper, aumenta o tom da voz e pode ter um comportamento agressivo. Para que exista um contato cordial, busque organizar reuni?es com seu cliente em hor?rios de tempo livre, para que seja uma conversa aberta, a fim ? claro de saber o que ele quer e espera dessa parceria.

C?tico

Sua opini?o sobre o trabalho da empresa ? formada exclusivamente pelas criticas, publicadas na internet e outros meios de comunica??o. Os c?ticos acreditam que todos querem engan?-lo e levantam d?vidas sobre cada palavra sua. Para ganhar a confian?a de um cliente com esse perfil, consulte pessoas exigentes, autorit?rias e c?ticas. Se conseguir convence-lo ter? um cliente confi?vel e aliado.